Dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher, um dia para celebrar as conquistas e reforçar uma luta que, mesmo que de forma mais branda, ainda se faz necessária para quebrar limites impostos no passado, que hoje já não fazem o menor sentido.
Você mulher, com certeza já ouviu esta frase de alguém:
“Viajar sozinha? Que perigo! Ainda mais por ser mulher!”
E talvez até tenha acreditado nela! Mas hoje nós queremos desmistificar essa baboseira de “mulher não pode viajar sozinha”, dizer que você pode e deve viajar sozinha!
Então trouxemos dez conselhos de ouro que irão te encher de coragem para embarcar na primeira aventura solo! Vamos lá:
Conselho 1: Comece com viagens curtas e para destinos próximos. Viagens curtas e para destinos próximos podem ajudar a se acostumar com a ideia de viajar sozinha e ganhar confiança para viagens futuras!
Conselho 2: Faça sua pesquisa e planeje tudo com detalhes. Conecte-se com o destino, busque informações em relação à cultura local, segurança, opções de transporte e hospedagem e planeje o itinerário com antecedência para reduzir a sua ansiedade e insegurança.
Conselho 3: Conecte-se com outros viajantes. Participe de comunidades online de viajantes solitários para trocar dicas, conselhos e informações importantes sobre o destino e a experiência de viajar sozinha, talvez você até encontre uma companhia!
Conselho 4: Priorize sua segurança. Se sentir desconfortável em uma situação, confie em seus instintos e saia dela, não se importe muito com o que desconhecidos irão pensar. Mantenha a segurança como prioridade em todas as situações! Além disso, nunca viaje sem seguro viagem, nem solo, nem acompanhada!
Conselho 5: Aprenda algumas palavras básicas do idioma local. Aprender algumas palavras do idioma local vai ajudar você a se comunicar melhor com os moradores locais e se sentir mais confiante para andar pela cidade. Isso também é muito útil em situações de emergência.
Conselho 6: Esteja sempre preparada. Certifique-se de ter um plano B para tudo, desde o transporte até a hospedagem. Tenha sempre um mapa e um guia turístico com você, além de uma cópia dos seus documentos importantes salvos em nuvem.
Conselho 7: Experimente novas atividades. Viajar sozinha é uma oportunidade para experimentar novas atividades e se desafiar. Tente coisas que você nunca fez antes, como experimentar novas comidas, fazer uma trilha longa ou aprender uma nova habilidade.
Conselho 8: Quando sentir que pode, seja amigável e aberta. Interaja com outras pessoas e tente fazer novas amizades, isso pode tornar a viagem mais agradável e até mesmo resultar em irmandades para vida toda! Claro, sempre desconfie.
Conselho 9: Cuidado com o álcool: Por ser livre e de fácil acesso, trazemos aqui o cuidado com o álcool, mas não caia na tentação de consumir qualquer droga durante uma viagem solo! Você estará se expondo a riscos desnecessários e a consequência pode ser fatal.
Conselho 10: Mantenha o foco em seus objetivos. Lembre-se do motivo pelo qual você decidiu viajar sozinha e mantenha o foco em seus objetivos. Aproveite a oportunidade para se conectar consigo mesma e se conhecer melhor.
Esperamos que essas dicas ajudem a reduzir o medo e a insegurança em relação a viagens solo e que você enfim consiga enfrentar essa aventura fantástica!
A Mundo4e é formada 95% por mulheres, uma construção que se deu de forma natural e é sustentada a anos assim, com muito apoio e harmonia, construímos viagens perfeitas!
Então para finalizar este post com chave de ouro, cada mulher que faz parte do nosso time sugeriu um país para te inspirar na sua primeira viagem solo, para uma experiência com selo Mundo4e de qualidade!
Nosso Top 10 destinos mais interessantes para você considerar fazer a sua primeira viagem solo!
Preencha o formulário abaixo e aguarde uma de nossas consultoras entrar em contato com você no WhatsApp.